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UMA EXPOSIÇÃO VISUAL INÉDITA

RETRATOS DE UM TEMPO é uma reconstrução visual da Bahia antiga, onde o artista Floro Freire se utilizou de pintura digital para recriar paisagens que se perderam com o passar dos séculos.

A cidade da Bahia na memória e descobertas de Floro Freire

Há alguns anos tive o prazer de assistir, como membro do júri do Prêmio Odebrecht, a proposta de Floro Freire. O projeto de reconstruir o perfil fotográfico da cidade de Salvador, digo reconstruir no seu sentido mais amplo, fazendo surgir, como um arquiteto, a enorme fachada de uma cidade.  A ideia era mesmo juntar recortes de imagens e ir compondo a grande fachada vista do mar, mais exata do que qualquer registro dos muitos que ainda existem nos desenhos e rascunhos de viajantes estrangeiros que se apaixonaram pela bela Cidade de São Salvador da Bahia de Todos os Santos no século XIX.

O projeto de Floro Freire é apaixonante. Tenho acompanhado os desdobramentos de sua proposta inicial.  Atualmente, suas pesquisas vão além da sua primeira fachada frontal da cidade tipicamente portuguesa do Além Mar. Agora são três desde do século XVII, século XIX e começo de século XX, talvez uma das últimas mudanças físicas da sofrida, embora ainda deslumbrante Cidade, construída numa escarpa que a fez em dois Andares, Cidade Baixa e Cidade Alta, atravessadas pelas suas magníficas e tortuosas ladeiras ou pelas formas mecânicas de comunicação, elevadores e planos inclinados.

Enfim, Floro Freire é engenheiro, mas arquiteto de alma, construtor e edificador da cidade que ele recria, tentando não a deixar se perder, nem da sua memória, nem de suas pesquisas. Todos nós que a amamos de todas as suas formas ganhamos com isso, mas no íntimo sentimos e lamentamos aquilo que se perdeu e ele procura achar e recompor dessa nossa cidade, muitas vezes vítima da falta de sensibilidade com uma das mais bonitas e harmônicas cidade do Salvador, a Primeira Capital do Brasil.

Emanoel Araújo
Renomado Artista Plástico , curador do Museu Afro de São Paulo

Os panoramas revividos de Floro Freire

A visão de Salvador desde o mar tem despertado o interesse de gravadores desde o século XVII e, a partir de meados do XIX, de fotógrafos de várias nações. Mas são documentos em preto e branco. O artista Floro Freire vem “colorizando” as fotos destes últimos, dando vida àquilo que era só memória. Ele transforma fotos de 30cm em painéis de até 23 m. Não é fácil exibir estes painéis. Precisamos criar um museu para abrigar o rico patrimônio iconográfico de Salvador, de que Diógenes Rebouças e Floro Freire são os maiores cultores. 

Paulo Ormindo
Arquiteto Urbanista, Doutor pela Universidade de Estudo de Roma

Os painéis históricos do frontispício da Cidade de Salvador – primeira capital do Brasil – construídos por Floro Freire, constituem trabalho técnico e artístico de relevante importância, uma contribuição inestimável para resgatar a imagem da Cidade e possibilitar às novas gerações se deslumbrar com o esplendor de nossa Capital.

Waldeck Ornelas
Especialista em planejamento Urbano-Regional

A engenhosa reconstituição pictórica de Salvador pelo engenheiro Floro Freire

As reconstituições digitais dos painéis pictóricos históricos de Salvador realizadas pelo engenheiro Floro Freire são trabalhos importantes, impactantes e fundamentais para o estudo e a compreensão da evolução urbana, paisagística e ambiental de Salvador, tendo em vista o uso de recursos digitais que possibilitam o acesso virtual, a interação, a releitura colorizada e a interpretação com base em dados fundamentados nas pesquisas históricas em fontes primárias complementares.

Ao longo da nossa história, desde os primórdios da colonização do Brasil, existiram inúmeros viajantes, principalmente estrangeiros, que registraram paisagens iconográficas das nossas cidades e, em particular de Salvador, não só pela sua importância política, econômica ou histórica, também, pela sua beleza paisagística, destacável no exótico panorama do “novo mundo” do atlântico sul, contribuindo assim como documentos para leituras e interpretações da nossa história.

Tais registros embasam a compreensão do que significou nossa capital no contexto da construção da nação brasileira, contribuindo para o entendimento de como se apresentou e do que representa atualmente a nossa cidade, com vista aos estudos conjunturais e projeções futuras para o seu desenvolvimento urbano e paisagístico. Além de representações pictóricas, estes preciosos painéis são instrumentos de trabalhos para um planejamento urbano com identidade cultural.

Francisco Senna
Arquiteto historiador

Painéis em Papel, Tela ou Azulejo


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